Na sessão ordinária desta segunda-feira (28), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) recebeu o Secretário Municipal de Cultura, Alberto Portugal, para uso da Tribuna Livre. Durante sua fala, o secretário ressaltou a importância da integração entre o Legislativo e os projetos desenvolvidos pela pasta, destacando o papel transformador da cultura na cidade.
Segundo Portugal, o relacionamento da Secretaria de Cultura com os vereadores tem sido fundamental para a construção das políticas públicas esperadas pela população.
“Temos recebido apoio e sugestões dos parlamentares e queremos intensificar a implantação do Sistema Municipal de Cultura, para que nossas ações alcancem ainda mais pessoas”, afirmou. Ele também destacou que a Tribuna Livre é uma oportunidade de divulgar as iniciativas e ampliar o apoio recebido do Legislativo, tornando o trabalho mais efetivo.
O secretário apresentou as principais ações culturais e patrimoniais realizadas em Ponta Grossa, voltadas à valorização da identidade, da memória e da cultura local. Mencionou, por exemplo, as 13 unidades culturais existentes no Município, como o Cine Teatro Ópera, que oferecem uma programação diversificada para todos os públicos.
“Quando essas ações acontecem, sentimos que cumprimos nosso papel de unir pessoas, histórias e memórias. Garantimos que o futuro chegue pujante, como todos desejamos. Cultura é formação de cidadãos e de espaços”, destacou.
Projetos
Entre os projetos apresentados, Portugal anunciou a abertura do edital Princesa em Festa, que reúne uma série de ações culturais no mês que antecede o aniversário da cidade. Também citou os programas PG Memória e Setembro em Dança, muitos dos quais contam com o apoio de emendas impositivas dos vereadores. “Esses recursos são fundamentais para atender aos diferentes grupos culturais de Ponta Grossa”, concluiu. (Com assessoria)