Além do trânsito de balões, o céu da Prainha vai ter também a movimentação de um helicóptero que vai fazer voos panorâmicos durante o 1º Festival de Balonismo de Castro, entre sexta-feira (1º) e domingo (3). Os voos serão oferecidos por uma empresa particular, a mesma que atuará no Agroleite, portanto os passeios serão comercializados.
Segundo a empresa, os 50 primeiros passageiros pagarão R$ 150 pelo passeio e, depois, o valor será de R$ 170 por pessoa. O ponto de decolagem e aterrissagem da aeronave será próximo à estátua do sapo e a operação acontecerá durante as tardes de sábado (2) e domingo (3).
Outras atrações durante o evento que marca a reinauguração da obra de revitalização da Prainha são a Exposição de Carros Antigos e de UTVs (veículos off-road), uma Feira da Lua especial e Feira de Adoção de Animais, além de praça de alimentação com food trucks.
Feira da Lua e de Animais
A edição especial da tradicional Feira da Lua, que normalmente acontece um domingo por mês na praça Indalécio de Macedo na Vila Santa Cruz, desta vez vai durar dois dias e em um novo local: os mais de 50 feirantes associados atenderão das 14 às 17 horas de sábado (2) e das 9 às 17 horas de domingo (3) no novo estacionamento construído à margem direita do Rio Iapó, perto do Campo do Guedes.
“Vai ser uma feira bem completa e festiva, com uma variedade enorme de comidas e bebidas de feira, artesanato, brechós, suculentas, flores, semijoias e brinquedos infláveis para as crianças. Teremos inclusive o tão famoso morango do amor”, diz Emilene Oliveira, presidente da Associação dos feirantes.
No mesmo espaço também haverá Feira de Adoção de Animais do Canil da Secretaria Municipal de Agricultura e de protetoras independentes.
UTVs
Um big foot, ou seja, um carro com rodas e pneus enormes, estará entre os veículos expostos durante a Exposição de UTVs na Prainha. Um grupo de apreciadores desses carros, que participa no mesmo dia da ‘Expedição Castro & Pousada Cânion Guartelá’, estacionará nas ruas da Prainha por voltas das 16 horas de sábado (2) . “Acredito que teremos entre 20 e 30 carros de Siqueira Campos, Ventania, Telêmaco Borba e da região de Curitiba”, adianta Carlos Wiltemburg, piloto integrante do grupo que organiza a expedição.
“É uma oportunidade para conhecer de perto esses carros potentes e diferenciados, entrar neles, tirar fotos e conversar com o pessoal que encontra lazer nessa atividade”, comenta João Cobe, diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo.
Carros Antigos
Já a Exposição de Carros Antigos será nos dois dias: sábado e domingo, a partir das 13h30. Serão pelo menos 40 veículos de dois clubes de colecionadores: o Castro Clube de Antigomobilistas e o Ratos de Garagem.
Segundo o vice-presidente do Ratos de Garagem, o público já pode esperar ver por lá um Volvo 1947 e outros carros como um Gurgel 1977, um Corcel 1977 e um Fusca 1974, entre outros. “Nosso grupo tem 52 pessoas e boa parte delas vai participar. Achei muito legal esse convite. Esse espaço vai servir para mostrar nossos carros, estilos e o amor que temos por eles. Hoje o mundo está se atualizando com os elétricos e os carros antigos estão virando parte da história. E quem não gosta de escutar um ronco de um motor a combustão? Ou de voltar no tempo relembrando aquele carro em que andava com os pais?”, comenta Jasbir Ronan Alves Teixeira.
Confira a Programação Completa
Sexta-feira (1°)
Sábado (2)
Domingo (3)